domingo, 2 de novembro de 2008

Eu , Eu mesmo e Biancorino... Vixe Quanto eu!!!!???




Alexandre Luis Casali fez sua formação como Palhaço e Ator participando de cursos e oficinas e tendo contato com grandes Palhaços do mundo como Ricardo Puccet (Brasil), Marcio Libar(Brasil), Leris Colombaioni (Italia),Jango Eduards (Estados Unidos),Chacovachi(Argentina),Pepe Nunes (Espanha), Tortel Poltrona (Espanha), Ângela de Castro (Brasil-Londres), Luis Carlos Vasconcelos (Brasil), Palhaço Bicudo (Brasil) e outros .


Ingressou na Escola de Teatro da UFBA em 1996. Onde começou seus estudos sobre o Teatro , a Arte de Rua (sua importância e técnicas), a Arte da Improvisação , e as Artes do Circo (aluno e parceiro da escola de circo Picolino desde 2000).Em 1999 foi iniciado na nobre Arte do Palhaço e não parou mais de pesquisar o riso .

Ele teve grande destaque com o espetáculo solo do seu palhaço - O Biancorino- em "Mala sem alça...Palhaço sem Calça"no Festival Internacional de Música Étnica e Arte de Rua – La Ghironda, em Martina Franca – Itália, no início de Setembro de 2004...

...Final de uma turnê de três meses onde participou do Festival de Aurillac na França (um dos maiores festivais de Rua do mundo), de um total de 8 festivais por 4 paises da Europa: Espanha, Itália, Suíça e França.
Sete destes festivais atuou com um outro espetáculo -"TATARAVÒ"-, em parceria com o Ator e Palhaço Demian Reis (Palhaços para Sempre) e o Músico Celo Costa.

Biancorino participou de todas as 6 edições do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia, organizado por Selma Santos e o músico alemão "One Man Band" Bernard Snyder.
Participou dos Anjos do Picadeiro 6-Encontro Internacional de Palhaços em Salvador-Bahia,em Dezembro de 2007.
Participou ainda do Sesc Fest Clown 2007- Festival Internacional de Palhaços, em Brasilia, e do Festival Internacional de Guaramiranga, no Ceará em 2006.


Dirigiu e atuou no musical de Improvisação "Palharia,Palhaço,Palhaçaria" em cartaz no teatro Xisto Bahia no em março de 2008. E ainda como diretor-atuando, concebeu o projeto do músical de Rua "A Era Clown – É tempo de Palhaço" em cartaz no Shopping Aeroclube Plaza Show de Outubro de 2003 a Fevereiro de 2004 e que participou de alguns festivais como o de Guaramiranga e os Anjos do Picadeiro 6.


Recentemente vem de uma turne por todo o Brasil com sua peça de maior sucesso: "O Sapato do meu Tio"... Pelo projeto "Palco Giratório" carregando na bagagem tambem, seu espetáculo solo (" Mala sem alça...") ,que foi o representante da "Cia do Meu Tio" na "10ª Mostra Sesc de Artes" no Sesc Pelorinho e no "1º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Fantana" que aconteceram em outubro de 2008.

Alexandre é cofundador da “Cia do Meu Tio” que nasceu em 1999 da parceria com o premiadíssimo ator e palhaço Lúcio Tranchesi, após serem iniciados na arte do Palhaço por Ricardo Puccet e Carlos Simioni do Grupo Lume de Campinas. Estes indicariam que Alexandre e Lucio trabalhassem e treinassem como dupla , pelas diferenças de tipos e pelo contraste de suas formas físicas.

A "Cia do Meu Tio" tem como proposta a mixagem de linguagens(circo, teatro físico,vídeo,esportes,música e dança) numa pesquisa que tem como base fundamental o naturalismo intrínseco à Arte do Palhaço e toda sua bagagem dramatúrgica e técnica contida tanto na tradição como nas pesquisas mais contemporâneas.



A "Cia do Meu Tio" foi oficializada a 3 anos quando ingressa a atriz e produtora Selma Santos, que integrou a Cia produzindo o espetáculo “O sapato do meu Tio”, consolidando a pesquisa desses quase 10 anos de aprofundamento na Arte do palhaço .


Alexandre Luis Casali atuou em peças de grande sucesso como "A hora da Estrela" de Clarisse Lispector (participando do "Porto Alegre em Cena" e o "Caxias do Sul em Cena" em 2004), "Dom Casmurro" de Machado de Assis, "Noite de Improviso" e muitas outras. Alem de ser integrante da diretória da Cooperativa de Circenses da Bahia e eterno parceiro da Escola Circo Picolino.





E o que é que "o mala" tem ???







"MALA SEM ALÇA , PALHAÇO SEM CALÇA"

Biancorino Bolofofo é o nome do Paspalho que acaba de chegar de viagem da "Terra do Porque Não?", terra de todos os Palhaços, terra onde tudo é possível ! Por isso irá preparar o cenário perfeito e o figurino adequado para executar um número clássico da antiga tradição dos Palhaços: - O Salto Mortal ao Copo d´Água!!! Porem o que o paspalho não esperava é que sua mala já não estivesse assim tão preparada para longas viagens...No meio de muita confusão,fraldas e improvisação, Biancorino ( o ator Alexandre Luis Casali), irá divertir o público com suas estúpidas soluções para as mais estúpidas situações. Interagindo de forma hilária, suave e divertida,o Palhaço Biancorino convida o espectador para tornar-se mais um integrante do show... Ou logo o próprio herói do espetáculo!!!


Este é um espetáculo de Rua sobre a nobre Arte do Palhaço!!! ... Arte querida por todos ...Arte que nasceu nas ruas e praças, quando não havia ainda teatros ou circos...Artistas que em antigos tempos foram tidos como conselheiros de Reis e Faraós...Arte esta talvez mais antiga até do que o próprio Teatro... Arte de nossos tempos de criança...Arte de todos os Tempos... Arte de todas as idades!!!





Festival de Aurillac no Centro da frança




Algumas fotos do Biacorino em Martina Franca no Festival La Ghironda no Sul da Itália


Fotos: Gal Rocha ( mamãe)

8 comentários:

  1. Que palhaçada!!!Parabéns, tá convencendo que vc é um cara legal!
    ahahaha...
    Esse teu irmão sempre se orgulha dos teus sucessos... e curte suas trapalhadas tb.
    O que vc vai inventar para que teu blog seja frequentando com frequencia frequentemente...?
    Posso colocar o link do teu blog no meu blog?
    Veja lá: http://historiasedancas.blogspot.com
    Abração véi.

    ResponderExcluir
  2. Tantas palavras pra dizer/tc..mas o cérebro não acompanha o raciocinio,que não é lá muito extenso.Vou resumir:
    Brigaduuuuuuuuuuu e amo vc!
    Foi bom pra vc? rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Há!! coloquei seu blog no meu blog!!
    UUAAUUU!!!

    ResponderExcluir
  4. VAI, MEU CARO, ESCALDA NESTA ESCADA - QUE CADA DIA NOS SURPREENDE COM MAIS UM DEGRAU!

    ESCALDA COM MUITO DENDÊ TODAS AS NOSSAS MAZELAS!

    NOS MOSTRE, POR GENTILEZA OU REALEZA, ESSA SUA RECEITA PARA REFLETIRMOS E APRENDERMOS A USAR OS MÚSCULOS DA FACE, SEJA PARA, COM ELES, RIRMOS, OU, FUGIRMOS!

    _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

    (EI... PSIU... AQUI... BAIXINHO... TOU INSPIRADO? DÁ PARA ENGANAR A QUEM NÃO ME CONHECE, NÉ?)

    TUDO QUE A NATUREZA PODE TE OFERECER DE MELHOR É O QUE DESEJA ESTE SEU AMIGO ALEXANDRE DOG, CACHORRO, ETC.

    _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

    ...E TIVE A LIBERDADE DE PÔR UM LINK DO MEU FLOG (www.flogao.com.br/eventosnaturais) PARA O SEU, OK?

    ResponderExcluir
  5. eaaa irmao!
    po.. irado demais o caminho percorrido atè agora, e tenho certeza de que mais e mais coisas maravilhosas irao te acontecer! As fotos estao belas e o texto tah animal! escaldando tudo!! =)
    tudo de bom e uma merda do tamanho do mundo!!
    abracos,
    cafezinho

    ResponderExcluir
  6. Excepcional este mundo do clown... só me falta ver O Sapato do Meu Tio (infelizmente ainda não vi). É um absurso, eu sei... principalmente pra quem quer assumir o nariz!
    Abraços
    Carlos ETC
    http://interludios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Querido Palhaço
    Teu sucesso é nosso sucesso.
    Obrigada por teu carisma e coração tão de criança. Com muito afeto
    Luara Lobaz.
    Thordo Guarancho te amava.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. E aí palhaço, não atualiza este bolg!!!
    Abração.
    Luara

    ResponderExcluir

escalda este palhaço vai!!!